O que você procura?

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

CAUSA
A conjuntura política, econômica e militar que levou ao conflito se formou ao longo do fim do século 19 e percorreu todo o século XX criando as condições para que a guerra estourasse em 1914. Assim, vários fatos podem ser apontados como causas da Primeira Guerra Mundial, dependendo do ponto de vista de quem realiza a análise. 

O Imperialismo

O caráter expansionista e dominador de algumas potências europeias no final do século XIX deu início a uma política que foi denominada de "Imperialismo", pela qual uma potência dominava, subjugava e controlava uma área específica de interesse, seja onde estivesse.
Essa política Imperialista levou a França e a Inglaterra num primeiro momento, e a Alemanha, a Itália, a Bélgica e alguns outros países europeus e buscar aumentar o seu poder e influência no mundo todo, gerando atritos entre eles, com consequências muitas vezes militares, aumentando as rivalidades.

O Nacionalismo

O nacionalismo, surgido no século XIX contaminou muitos povos na Europa do final do século XIX e início do século XX. Embasados em histórias, grandes personagens, mitos e discursos políticos, vários povos europeus que se encontravam divididos em vários estados ou ocupados, dominados por outros povos acabaram por avivar um sentimento de pertencimento nacional que deu início a uma série de problemas políticos e militares na Europa.
O exemplo mais claro nesse sentido é a Sérvia, de tradição católica ortodoxa, mas que não existia enquanto Estado independente, sendo subordinada ao Império Austro Húngaro. Ali surgiu o movimento que seria o estopim para a Primeira Guerra Mundial.

A questão balcânica

Uma das primeiras e mais importantes causas da Primeira Guerra Mundial é a grande disputa travada entre as potências européias no intuito de influenciar uma região específica e extremamente importante da Europa, os Bálcãs. Local de união entre os continentes europeu e asiático, a região tem papel importantíssimo desde a Idade Antiga e foi visada e conquistada por diferentes impérios. A região é lar, há séculos, de povos de diferentes religiões e culturas, influenciadas ou protegidas por diferentes potências ao longo do tempo. Muçulmanos vindos da Ásia, cristãos ortodoxos de influência russa e cristãos católicos romanos dividem o espaço dessa região. No início do século XX, a região é dominada e permanece por um tempo sob as ordens do Império Austro Húngaro.

As Rivalidades

Outro fator de destaque que contribuiu muito para a Guerra foram as rivalidades entre as potências europeias no fim do século XIX e começo do século XX. Nesse sentido cabe destacar algumas disputas:
Alemanha X Inglaterra: A Inglaterra dominava a Europa há tempos e controlava o comércio marítimo no continente até o século XIX. No entanto, a partir da unificação alemã em 1871, os ingleses ganham um rival de peso tanto no comércio marítimo quanto no domínio militar. A Marinha de Guerra alemã passa a rivalizar com a marinha real inglesa em todos os níveis.
Os alemães passaram a ter também uma forte disputa com os franceses pelo domínio da Europa Central. Países vizinhos, a Alemanha e a França haviam ido à guerra em 1870 pela região da Alsácia Lorena, de população francesa, mas reivindicada pelos alemães, que venceram e a anexaram ao seu novo país. Isso gerou um revanchismo que permeará toda a primeira metade do século XX.

A GUERRA
Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial. 
Com a guerra tendo iniciado, alguns dos primeiros ataques aconteceram contra o continente africano e no oceano pacífico, onde haviam colônias e territórios ocupados pelos europeus. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, pois as terras pertenciam ao império Britânico. A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia a Alemanha, e a Força Naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.
Coube ao Japão invadir as colônias micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog.
Todos esses ataques fizeram com que em pouco tempo a Tríplice Entente tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.
No ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Eles se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.
A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes, que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.


Resumo das consequências da Primeira Guerra Mundial

A guerra trouxe inúmeras consequências, entre elas:
  • Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
  • Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
  • Fragmentação do império Austro-Húngaro
  • Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
  • Divisão do império turco após 200 anos de decadência
  • Aumento do desemprego na Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O lobo e as sete crianças

Um conto de fadas dos Irmãos Grimm O lobo e as sete crianças Era uma vez uma velha cabra que tinha sete cabritinhos e os amava, como um...