O que você procura?

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Feudalismo. Parte 1


  
     FEUDALISMO- PARTE 1 

   
o Surgimento 
    
O Feudalismo surgiu na Europa no século V, durante o período das invasões germânicas. 
Nessa época não era utilizada a moeda conforme utilizamos hoje, mas a movimentação comercial era realizada através da agricultura, de troca de mercadorias (escambo) e do trabalho "escravo" dos servos. Sendo os servos os que mais sofriam.     
   
A invasão dos povos Bárbaros foi uma das causas do surgimento, sendo a formação do feudalismo também favorecida por muitos acontecimentos presentes no continente Europeu. 
  
  
Principais causas:  
  
-Desagregação política, econômica e social do Império Romano do Ocidente com a invasão dos povos germânicos: Em alguns territórios ocorreu o surgimento de novos Reinos pela "fusão" da cultura Germânica com a cultura Romana; 
    
-Criação de reinos bárbaros (Francos, Visigodos, Burgúndios, Anglo-saxões, entre outros); 
   
-Êxodo urbano: por questões de segurança muitas pessoas saíram das cidades e foram residir na zona rural;  
   
-Enfraquecimento do comércio ocasionado pelo deslocamento das pessoas para o campo.   
  
    
A Sociedade no Feudalismo  
  
A sociedade Feudal era hierarquizada e estamental, ou seja, hierarquizada porque os indivídios eram posicionados socialmente numa pirâmide social, e estamental porque cada pessoa tinha sua função determinada na sociedade. A posição social era determinada pelo grupo de nascimento da pessoa, no qual o filho de servos tinha tendência a ser servo e o filho de nobres tinha tendência a ser nobre. 
A igreja defendia a organização social do feudalismo, pois acreditava que Deus definia o dever de cada pessoa que veio ao  mundo.   
  
  
Pirâmide Social Feudal: 
  
-Rei: possuia um papel mais simbólico, só tinha poder no seu feudo. A sua vantagem era não dever obrigações de vassalo, dentro do seu Reino, a outro Senhor Feudal.   
    
-Clero: composto por integrantes da Igreja Católica (Padres, Monges, Abades, Bispos, Pregadores e Papas). A função do Clero era cuidar da vida espiritual realizando Batismos e Missas, embora a função principal do Clero fosse rezar, eles também tinham influência política, moral e psicológica.  
     
-Nobres: composto por senhores Feudais e Cavaleiros (guerreiro Feudal). Suas funções especificas eram garantir a ordem e proteção da sociedade, utilizando equipamentos e recursos militares. Tinham uma concentração de poder em questão da propriedade de terras, além de exercer "total" controle da justiça Feudal. Moravam em castelos com seus familiares, diferente do Clero que morava em igrejas e os servos que moravam em casas pequenas.   
  
-Servos: composto por indivíduos que estavam presos sobre as terras dos senhores feudais. Os servos tinham que obrigatoriamente realizar o pagamento através da prestação de serviços e retribução de impostos altos. Eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais visto que era a unica classe social que pagava impostos, também tinham a obrigação de fazer subordinação para os seus senhores, caso contrario recebiam punições. Esses trabalhadores trabalhavam na agricultura, cultivando grãos ou guardando rebanho, eles usavam as ovelhas para tirar a lã e produzir suas próprias vestimentas. Viviam em casas extremamente pobres localizadas em pequenos pedaços de terra concedida pelo Senhor Feudal, cujo objetivo era produzir alimentos no qual o senhor recolhia metade da produção e ainda cobrava impostos. Ficavam sempre com a pior parte e obtinham sustentos miseráveis.  
    
  
A Economia Feudal 
  
Era baseada em uma economia "agrária" e autossuficiente, ou seja, conseguiam produzir o necessário para sobreviver e trocar. Mesmo que o servo saísse com o pior ainda conseguia sobreviver, sendo um sistema focado no próprio consumo local.  
O Escambo (trocas de mercadorias) era realizado através de produtos cultivados nos feudos, pois não existia um sistema monetário como nos dias atuais.   
A economia feudal também utilizava o artesanato, mas mesmo que o artesanato fosse marcante por produzir equipamentos, não ultrapassava a importancia da agricultura para a economia do período.                       
  
Significado: 
Corveia: Representava o cultivo das terras senhorias, na qual devia ser feito um trabalho obrigatório para os servos por pelo menos 2 vezes por semana;  
Talha: Imposto no qual devia ser pago 50% de suas produções para o senhor feudal;  
Capitação: Imposto pago pelos servos aos senhores feudais, relativo ao número de pessoas, ou seja, por "cabeça"; 
Banalidade: Imposto pago pela utilização dos equipamentos e instalações do senhor feudal, ou seja, o servo pagava uma certa taxa para utilizar os equipamentos (Moinho, Fornos, Barcos, entre outros). 
  
  
   
*Continua na Parte 2...  
   
POR: MICHEL FELIPE ZANELLA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O lobo e as sete crianças

Um conto de fadas dos Irmãos Grimm O lobo e as sete crianças Era uma vez uma velha cabra que tinha sete cabritinhos e os amava, como um...