O que você procura?

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Império do Brasil Parte: 2


                                            Dom Pedro II
                                                                               

Dom Pedro II nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 2 de dezembro de 1825, no Palácio da Quinta da Boa vista. Filho de Dom Pedro I com a imperatriz Maria Leopoldina foi batizado com o nome completo de Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon.  
  
Dom Pedro II sofreu com o falecimento de sua mãe em 11 de dezembro de 1826 com apenas 1 ano de idade e depois com o falecimento de seu pai Dom Pedro I em 24 de setembro de 1834. 
                          Período Regencial   
                                                                                        

O período regencial foi uma época de transição entre os reinados de Dom Pedro I e Dom Pedro II. Com a abdicação de Dom Pedro I em 1831 quem herdou o trono foi seu filho Pedro de Alcântara que tinha apenas 5 anos de idade. Naquela época a constituição (1824) previa a idade mínima de 18 anos para assumir o trono. Neste caso o Brasil passou a ser governado por regências até que Dom Pedro II atingisse a maioridade.    
                              Regências
*Regência Trina Provisória (1831): teve como regentes Francisco de Lima e Silva, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro e José Joaquim Carneiro de Campos.  
                         
*Regência Trina Permanente (1831 a 1835): teve como regentes Francisco de Lima e Silva, Bráulio Muniz e José da Costa Carvalho. 
                 
*Regência Una de Feijó (1835 a 1837): teve como regente Diogo Antônio Feijó. 
                   
*Regência Una de Araújo Lima (1838 a 1840): teve como regente Pedro de Araújo Lima. 

                                   

                     Revoltas regenciais    

                        

  As revoltas regenciais foram rebeliões que ocorreram no Brasil no período regencial, os principais motivos foram a crise econômica, a falta de um governo forte (falta de um imperador) e os excessos tributários. 

As principais revoltas foram: 
  
Revolta dos Malês (1835) 

Cabanagem (1835-1840) 

Sabinada (1837-1838) 

Balaiada (1838-1841) 

Farroupilha (1835-1845) 
                                         Segundo império
                        
Devido as diversas revoltas que aconteceram no Brasil, o partido dos  liberais tentou modificar a lei para que Dom Pedro II assumisse o cargo de imperador antes de completar 18 anos. No dia 23 de julho de 1840, Dom Pedro II foi coroado imperador aos 14 anos de idade. 

Durante o império de Dom Pedro II podemos destacar: 
   
*O café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil, gerou muito dinheiro e fez surgir uma nova elite econômica denominada os barões do café. 
  
 *A formação da tríplice aliança devido a guerra do Paraguai que ocorreu no período de 1864 a 1870. Naquela época o Paraguai era comandado pelo Francisco Solano López que invadiu vários territórios do Brasil e da Argentina. Então o Brasil, a Argentina e o Uruguai se juntaram e formaram a chamada Tríplice Aliança, vencendo a guerra. 
  
*A imigração devido aos imigrantes que vinham da Europa para substituir a mão de obra escrava nos cafezais. 
  
*A lei Áurea (1888) assinada pela princesa Isabel, filha de Dom Pedro II que aboliu a escravidão no Brasil. 
  
Com o fim da escravidão Dom Pedro II perdeu o apoio dos fazendeiros que acabaram se juntando com outros grupos sociais que queriam o fim da monarquia, o que fortaleceu o partido republicano. 
Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República e se tornou o primeiro presidente do Brasil. 
                                 

Escrito Por: Maquina de Combate  Patrocinado por:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O lobo e as sete crianças

Um conto de fadas dos Irmãos Grimm O lobo e as sete crianças Era uma vez uma velha cabra que tinha sete cabritinhos e os amava, como um...